XIII Workshop Internacional em Ciência da Informação

Ciência da informação: visões e tendências para o período pós-pandemia

O Workshop Internacional em Ciência da Informação (WICI) é um evento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF), da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Desde a sua primeira edição, em 2006, atua como evento dinamizador e facilitador na troca de conhecimentos entre pesquisadores, docentes e pós-graduandos, assim como demais interessados na área da Ciência da Informação, promovendo o intercâmbio científico entre o PPGCINF e instituições nacionais e internacionais. Em sua 13ª edição, o WICI tem por objetivo contribuir para o debate, a avaliação do impacto do contexto de emergência sanitária vivenciada desde 2020, não só naqueles que atuam profissionalmente no campo, mas igualmente em relação à sociedade como um todo, bem como identificar as tendências na Ciência da informação. A pandemia do Coronavírus gerou, grosso modo, mudanças profundas de comportamento, novas relações no trabalho, encolhimento da economia, aprofundamento da crise no sistema de saúde, além de deixar mais nítida a exclusão informacional nos diferentes segmentos populacionais. Ao se considerar questões como o acesso efetivo à informação, à internet, o saber lidar eficaz e efetivamente com a informação,  o afastamento social imposto, é possível afirmar que haverá mudanças significativas nos anos que se seguem. A proposta desta 13ª edição do WICI é contribuir para a reflexão, o desenvolvimento de pesquisas e a interlocução entre os interessados sobre essas questões.

Tipo: Evento

Data de início: 25/11/2021

Data de término: 26/11/2021

Coordenadora: Ana Lúcia de Abreu Gomes

Refletindo sobre a arquivística em tempos de pandemia

Diante do período de pandemia de COVID-19, as instituições federais de ensino adotaram novos formatos e novas modalidades para a transmissão do conhecimento. Com a impossibilidade das atividades presenciais, as videoconferências assim como as aulas síncronas tornaram-se frequentes. Em semestres anteriores, nos períodos das aulas presenciais, a disciplina Arquivo Intermediário recebia docentes e profissionais convidados, de Brasília, para ministrarem palestras com temáticas atuais no âmbito das questões arquivísticas. Desde o início das aulas no formato remoto, adotou-se a prática de ampliar o convite para palestrantes de diferentes espaços geográficos, o que vem contribuindo para as discussões do fazer arquivístico sob outros olhares. Buscou-se, para o corrente semestre, inserir um docente da Universidade Federal de Minas Gerais e a contribuição de uma palestrante abordando experiência de usuário (UX), além de três palestrantes que já participaram nos semestres anteriores.

Tipo: Evento

Data de início: 09/09/2021

Data de término: 14/10/2021

Coordenadora: Katia Isabelli de Bethânia Barros e Melo

(Re) encontros Poéticos: Editora Abadia Catadora com Carlos Rodrigues Brandão e Lançamento de livro “Por uma educação do povo catada nas ruas; Um apanhado de escritos do povo e sobre uma educação popular”; de autoria de Carlos Rodrigues Brandão pela Editora Abadia Catadora”

A Editora Abadia Catadora iniciou suas atividades em 2011 no Projeto Ponto de Memória da Estrutural, iniciativa em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus/ MinC. O nome da Editora é uma homenagem a corajosa cidadã e militante local, Maria Abadia Teixeira de Jesus, antiga catadora de materiais recicláveis. A sua primeira publicação “De mãos abertas e punho erguido” do autor Carlos Rodrigues Brandão foi lançada em 2011 e contou com a parceria da Editora Popular Eloisa Cartonera, Grupo Microrevoluções do Itamaraty e Instituto Cervantes. Em (Re) encontros poéticos entre a Editora Abadia Catadora e Carlos Rodrigues Brandão serão partilhadas poesias e experiências na busca por um mundo mais justo, conforme já preconizado pelo nosso homenageado: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão” Paulo Freire. Na ocasião será lançado pela Editora Abadia Catadora o livro “Por uma educação do povo catada nas ruas – Um apanhado de escritos do povo e sobre uma educação popular” de autoria de Carlos Rodrigues Brandão”

Tipo: Evento

Data de início: 28/09/2021

Data de término: 28/09/2021

Coordenadora: Silmara Kuster de Paula Carvalho

Seminário Paulo Freire na Museologia

Seminário sobre a influência da teoria de Paulo Freire na Museologia. O evento contará com palestra, bate-papo, entrevista e apresentações de pesquisas acadêmicas que envolverão  docentes, discentes e convidados externos refletindo sobre o tema em tela 

Tipo: Evento

Data de início: 27/09/2021

Data de término: 01/10/2021

Coordenadora: Deborah Silva Santos

Semana Acadêmica de Arquivologia (SEMARQ)

A Semana Acadêmica de Arquivologia (SEMARQ), sugerida pelo Centro Acadêmico de Arquivologia, visa proporcionar um espaço de integração entre os estudantes de Arquivologia da UnB e participantes externos ofertando palestras virtuais durante os dois dias de realização do evento, abordando questões relacionada às práticas arquivísticas e questões teóricas como o gerenciamento de acervos fotográficos e discussões relacionadas à memória. 

Tipo: Evento

Data de início: 28/09/2021

Data de término: 29/09/2021

Coordenadora: Katia Isabelli de Bethânia Barros e Melo

PELO DIREITO DE DECIDIR O QUE SERÁ PRESERVADO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO PROJETO DE EXTENSÃO CINE EDUCAÇÃO

 O tema da Semana de Extensão Universitária da UnB 2021 – “Centenário de Paulo Freire”– oportuniza a integração de saberes e fazeres extensionistas entre diferentes universidades do nosso país. Nesse sentido, o projeto de extensão “Cine Educação: olhares para formação docente”, iniciativa da Universidade Estadual do Paraná (Unespar, Campus Campo Mourão), sob responsabilidade do Colegiado de Pedagogia da instituição, objetiva exibir e debater filmes com temáticas que ofereçam aos participantes uma formação que permita relacionar Educação, Cultura e Cinema. Em vigor desde o ano 2015, agora em sua 6ª edição, o projeto encontra-se organizado nos seguintes ciclos temáticos: (1) EducaçãoEspecial,(2) Envelhecimento Humano, (3) Gestão escolar e Bullying escolar, (4) História Pública, (5) Pelo direito de decidir o que será preservado,(6) Processos de Criação Artística:cinema e outras artes e (6) Ciclo livre (a ser composto por indicações).

Particularmente, o ciclo temático “Pelo direito de decidir o que será preservado”, é pertinente para o enfoque da SEMUNI 2021, pois, propicia  a articulação de debates e de reflexões inerentes à Educação Popular, na perspectiva do Patrono   da Educação Brasileira, Paulo Freire (1921-1997).

Sob a coordenação adjunta das professoras Divania Luiza Rodrigues e Wanessa Gorri de Oliveira da Unespar, Campus Campo Mourão, a atividade de extensão objetiva organizar uma sessão para a exibição e debate da “Entrevista com Maria Abadia Teixeira (Ponto de Memória da Estrutural), publicado em 18 de dezembro de 2019 pelo Programa Saber Museu, disponível no site Saber Museu: www.sabermuseu.museus.gov.br Link do vídeo: https://youtu.be/t47sL_sADXc.

A entrevista foi realizada pelo Professor Dr Mario Chagas com a Coordenadora do Ponto do Ponto de Memória Maria Abadia sobre o impacto da Museologia Social na cidade Estrutural.

A professora Silmara Küster de Paula Carvalho – Coordenadora Geral da Atividade –, docente da Universidade de Brasília (UnB), Maria Abadia Teixeira de Jesus, Líder Comunitária e Deuzani Noleto, membros do Movimento de Educação e Cultura da Estrutural do Distrito Federal, mediarão o debate com base na entrevista.

Por fim, espera-se que a atividade extensionista proporcione aos estudantes, professores, comunidades e o público em geral, aprendizagens e reflexões acerca dos diferentes saberes que perpassam a educação popular. Dentre esses saberes, o poder do conhecimento popular que decide o que preservar da sua cultura, da sua história, do patrimônio material e imaterial e da sua memória.

Tipo: Evento

Data de início: 27/09/2021

Data de término: 27/09/2021

Coordenadora: Silmara Kuster de Paula Carvalho

O Trabalho dos Bibliotecários Clínicos Durante a Pandemia de Covid-19

A Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília participará da Semana Universitária 2021 que tem enquanto tema o Centenário de Paulo Freire.  Sabendo do papel transformador da educação defendido por ele, o objetivo do evento é fomentar o debate entre biblioteconomia, no contexto da pandemia do novo Sars-Covi-2 buscando compartilhar experiências entre comunidade acadêmica e as convidadas do projeto. Objetiva conhecer como funciona e quais as principais atividades do bibliotecário clinico, busca entender como a pandemia de covid-19 impactou seu trabalho, acredita na importância da informação para combate, prevenção e tratamento do novo Coronavírus percebe o bibliotecário clinico como agente importante da atual crise sanitária por isso, visa levar estas profissionais para dialogarem no ambiente acadêmico. Com um ambiente fluido, o formato do evento será uma mesa redonda, contará com mediação de uma das organizadoras, aonde as convidadas dialogarão sobre seus projetos, e experiências. 

Tipo: Evento

Data de início: 28/09/2021

Data de término: 28/09/2021

Coordenadora: Michelli Pereira da Costa

Learning analytics: oficina de análise e visualização de dados educacionais

Oficina de análise de dados educacionais com abordagem de fundamentos de Data Analytics e Learning Analytics, conceito de dados e fontes de dados, web semântica, dados abertos e gestão de dados.

Tipo: Evento

Data de início: 28/09/2021

Data de término: 28/09/2021

Coordenadora: Fernanda Monteiro

Não-usuário de unidades de informação: reflexões sobre desigualdade e invisibilidade social no contexto de atuação profissional

A ação busca apresentar reflexões sobre o público para o qual o profissional de informação direciona suas atividades de mediação em unidades de informação. Considerando o modo de condução do processo de mediação, os sujeitos podem ser invisibilizados. Como alternativa, há a necessidade de se abranger o público e o não-público, ao se realizar, por exemplo, estudos de “usuários e não-usuários” de informação, de modo a atender a comunidade e não apenas a parcela privilegiada que, comumente, é composta por usuários efetivos (reais) ou potenciais.

Tipo: Evento

Data de início: 29/09/2021

Data de término: 29/09/2021

Coordenador: Rodrigo Rabello da Silva

“Mediação Cultural: Opacidades” Quarta, Quinta e Sexta-feira (29 e 30 de setembro, 01 de outubro)

A palestra busca investigar com seus participantes algumas coordenadas conceituais para a prática de educação não formal desempenhada por instituições culturais. Observa-se a ação educativa, neste contexto, como uma análise crítica das formações, estruturações e legitimações dos discursos sobre fenômenos culturais, tendo em vista a autonomia do sujeito frente a estes fenômenos e aos aparatos institucionais que os mediam. Destacamos que a proposta apresentada segue as recomendações da Resolução CEX 01/2020 no que diz respeito ao mérito extensionista, uma vez que a ação integrará discentes como membro da equipe executora, haverá participação da comunidade acadêmica e externa nos debates.

Tipo: Evento

Data de início: 29/09/2021

Data de término: 01/10/2021

Coordenadora: Silmara Kuster de Paula Carvalho

Divulgando a Base de Dados em Arquivística (BDA): possibilidades de pesquisa

A Base de Dados em Arquivística iniciou como um Projeto de Iniciação Científica em 2019, coordenado pela Profa. Katia Isabelli Melo e contou com a participação de discentes dos cursos de Arquivologia e Museologia. Atendendo prioritariamente a produção científica e técnica em arquivística em língua portuguesa, com destaque para a produção nacional, a Base atualmente conta com quase seis mil itens cadastrados. Sua estrutura contempla três categorias: periódicos, eventos científicos e monografias onde inserem-se os livros, capítulos de livros, cartilhas e manuais. A mostra consiste em um vídeo demonstrativo sobre os recursos de pesquisa da Base de Dados em Arquivística destinada à comunidade arquivística e demais interessados na área. O vídeo, como recurso audiovisual, utilizará legenda a fim de atender as questões de acessibilidade. Na ocasião será informado que a intermediação com o público interno e externo à Universidade de Brasília para indagações, sugestões e dúvidas ocorrerá mediante o e-mail basearquivistica@unb.br

Tipo: Evento

Data de início: 27/09/2021

Data de término: 01/10/2021

Coordenadora: Katia Isabelli de Bethânia Barros e Melo

Debate sobre fake news: uma conversa no contexto do projeto de extensão Information Literacy Skills no uso e checagem de informação

Apresenta o projeto de extensão “Information Literacy Skills no uso e checagem de informação”, objetivado em capacitar alunos do ensino médio público do Cruzeiro (Distrito Federal – DF) e conduzido por integrantes dos cursos de Biblioteconomia e Museologia. Realiza uma conversa a partir de experiências/casos e visões sobre fake news segundo falas dos integrantes do projeto, conceituando-a enquanto um objeto de estudo, em sentido literário e documental. Publicita o interesse das estudantes bolsistas sobre o projeto, em especial sobre fake news, as atividades realizadas até o momento e o entendimento de ambas sobre o objeto estudado. Finaliza com um espaço para dúvidas da plateia e considerações finais.

Tipo: Evento

Data de início: 01/10/2021

Data de término: 01/10/2021

Coordenador: Márcio Bezerra da Silva

Debate sobre cooperação no acesso à informação

“Debate cooperação no acesso à informação” pretende trazer para a comunidade em linhas gerais o acesso à informação sob o olhar da Cooperação. Dessa maneira, seriam aplicadas as 7 práticas da pedagogia da cooperação: o com-tato (conectar), o com-trato (cuidar), in-quieta-ações (comparlhar), alianças e parcerias (com-fiar), soluções com-uns (co-criar), projetos de cooperação (culvar) e celebrar o venSer (celebrar), para verificar as facilidades e/ou dificuldades da sociedade nas prácas relacionadas ao acesso à informação. A ideia é conversar e estabelecer uma interação com os parcipantes. Concomitante levantaríamos as dificuldades e facilidades, fortaleceríamos alianças, para propor e reunir futuras soluções. Sistemazaríamos e analisaríamos os dados em relação às informações coletadas, formalizaríamos, discutiríamos os resultados, para descrever os resultados e celebrar o nosso manifesto para divulgação.

Tipo: Evento

Data de início: 29/09/2021

Data de término: 29/09/2021

Coordenadora: Ivette Kafure Muñoz

Apresentação do portal da produção da UnB sobre Brasília   

A atividade corresponde ao lançamento do portal da produção da UnB sobre Brasília. Serão apresentados os resultados de algumas ações desenvolvidas em 2020 pelo projeto “Faculdade de Ciência da Informação no Programa Especial “UnB nos 60 anos de Brasília”” e em 2021 pelo projeto “Curadoria da produção científica sobre Brasília da UnB”. A atividade corresponde ao lançamento do portal da produção da UnB sobre Brasília. 

Tipo: Evento

Data de início: 29/09/2021

Data de término: 29/09/2021

Coordenador: Felipe Augusto Arakaki

A informação para o enfrentamento da violência doméstica e para o combate da pandemia de COVID-19  

Mesa redonda para apresentação do projeto de extensão Comunica Mulher. A mesa será composta pelas participantes do projeto e pelas organizações parceiras.

Tipo: Evento

Data de início: 27/09/2021

Data de término: 27/09/2021

Coordenadora: Michelli Pereira da Costa

A Importância do Apoio Informacional as Mulheres Vítimas de Violência

A Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília participará da Semana Universitária 2021 que tem enquanto tema o Centenário de Paulo Freire.  Sabendo do papel transformador da educação defendido por ele, o objetivo do evento é fomentar o debate entre a biblioteconomia, em busca de compreender como ela pode contribuir no combate a violência contra mulher, buscando compartilhar experiências com a comunidade acadêmica, as participantes e o público em geral

Desta forma crer-se que o diálogo entre a idealizadora do projeto Glória e a convidada Beatriz Morais integrante da Faculdade de Ciência da Informação podem contribuir para a área apresentando meios de informar o público feminino e pensando formas de auxiliar mulheres a saírem da situação de violência, entendendo a biblioteconomia como uma área interdisciplinar e o papel social do bibliotecário como  agente de transformação social, este evento visa a troca de experiências, que possuem o mesmo objetivo, em comum auxiliar mulheres a sair de situação de violência. Ambiciona demonstrar como o conhecimento acadêmico adquirido pode contribuir e impactar na vida das mulheres.

 Com um ambiente fluido, o formato do evento será uma mesa redonda, contará com mediação de uma das organizadoras, aonde as convidadas dialogarão sobre seus projetos, e experiências. 

Tipo: Evento

Data de início: 30/09/2021

Data de término: 30/09/2021

Coordenadora: Michelli Pereira da Costa

Reflexões sobre a práxis arquivística: novas contribuições.

O novo modelo de ensino remoto adotado pela Universidade de Brasília possibilita uma interação com os discentes por meio das atividades síncronas e como novas estratégias de aprimoramento de ensino. Dessa maneira, além das aulas virtuais propriamente ditas, as palestras com a participação de convidados externos à Universidade tem-se mostrado como uma oportunidade para apresentar as melhores práticas de gerenciamento de acervos adotadas pelas instituições públicas e privadas. Considera-se, como outro fator relevante, a total ausência de aplicação de recursos financeiros por parte da Faculdade de Ciência da Informação, tendo em vista que a plataforma Teams atende aos requisitos para a realização das palestras.

No semestre passado, adotou-se a mesma prática na disciplina Arquivo Intermediário com avaliação satisfatória por parte dos discentes que analisaram o evento como uma troca de experiência e assimilação de conhecimentos. A proposta ora apresentada traz, mais uma vez, a contribuição de três arquivistas especialistas em suas áreas de atuação. Em complemento, os dois palestrantes que representam o Arquivo Nacional participam pela primeira vez. Um deles atua na unidade central, no Rio de Janeiro, e o outro na Coordenação Regional do Arquivo Nacional, em Brasília.

Busca-se refletir sobre as questões arquivisticas contemporâneas, possibilitando o debate com os alunos da disciplina Arquivo Intermediário, com os demais alunos do curso de Arquivologia e com a comunidade externa à Universidade.

Tipo: Evento

Data de início: 13/04/2021

Data de término: 06/05/2021

Coordenadora: Katia Isabelli de Bethânia Barros e Melo

Ações expositivas do curso de Biblioteconomia/UnB no evento de comemoração ao mês do bibliotecário: região Centro-Oeste

Evento (online) alusivo ao mês do bibliotecário, organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 1º Região (CRB1 – Centro-Oeste);

Condução das ações da FCI: professores e alunos(as) do curso;

Tipo de evento: palestras e workshop;

Classificação da ação: técnico;

Vagas: não há necessidade de limitação de vagas, com uma estimativa mínima de 25 pessoas;

Certificados: ofertado aos inscritos/participantes a partir do SIGAA;

Transmissão: StreamYard, pelo canal da FCI no Youtube;

Site do evento: https://bce.unb.br/mesbiblio2021/#1614633796477-a9100a14-7b32

Tipo: Evento

Data de início: 23/03/2021

Data de término: 26/03/2021

Coordenador: Márcio Bezerra da Silva

Visibilidade do arquivista no mercado de trabalho: falando de conquistas

Desde 2010, a disciplina Visibilidade do arquivista integra a grade curricular do curso de Arquivologia, na modalidade optativa, com a proposta de contribuir com reflexões que conduza os discentes à compreensão da relação dos arquivistas com a tríade composta pela formação, o associativismo e o mercado de trabalho, baseada na obra de Souza (2011). A disciplina foi ministrada em alguns semestres, alternadamente. Com a atualização do novo currículo do curso de Arquivologia, a ser implantado no 2021/1, a disciplina apresenta uma nova denominação, Identidade do arquivista, mantendo a mesma proposta de conteúdo programático. 

O ensino na modalidade remota adotado na UnB, em função da pandemia de COVID-19, tem contribuído para a criação de novos formatos para as aulas síncronas e assíncronas e para as estratégias de aprimoramento de ensino. Partindo de um dos objetivos da disciplina Seminário em Arquivística 1 – Identidade do arquivista, buscou-se analisar as competências dos arquivistas nos diversos espaços de trabalho. Nesse intento, em cumprimento à proposta contemplada na Unidade V, do Plano do curso 2/2020, buscou-se apresentar um seminário com a participação de seis palestrantes convidadas a fim de conduzir os discentes às discussões que envolvem o mercado de trabalho, incluindo o empreendedorismo, as novas formas de atuação no mundo tecnológico, a construção de conteúdo digital. 

A atividade está proposta para o período de 1o. de abril a 6 de maio de 2021, às terças e quintas-feiras, no horário de 19:00 às 20h30.

Tipo: Evento

Data de início: 01/04/2021

Data de término: 06/05/2021

Coordenadora: Katia Isabelli de Bethânia Barros e Melo

FCI nos 60 anos da UnB

A presente proposta refere-se as atividades em curso e a serem desenvolvidas no âmbito das comemorações do aniversário de 60 anos da Universidade de Brasília (UnB) dentro “Programa Estratégico Especial UnB 60 anos – Etapa 1”. Com o título “FCI nos 60 anos da UnB”, foi previsto atividades curriculares com eixo temático “Fortalecimento Institucional” e uma proposta inédita de exposição virtual com o eixo temático “Legado dos 60 anos”, abrangendo marcos históricos da UnB e a memória da FCI. A exposição virtual integrará na ação docentes, técnicos e estudantes da Faculdade de Ciência da Informação e de outros cursos.

Tipo: Projeto

Data de início: 01/09/2021

Data de término: 20/12/2021

Coordenadora: Silmara Kuster de Paula Carvalho

Comunicação Institucional da Faculdade de Ciência da Informação através das redes sociais

O projeto tem por objetivo promover a comunicação institucional das atividades da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) através das redes sociais, para que por meio delas a comunidade tenha acesso às informações relevantes. Pretende-se consolidar os perfis institucionais da FCI como fontes de informação confiáveis e relevantes para o público. Todas as atividades pretendem ter o protagonismo dos estudantes como estratégia para a sua formação acadêmica e como uma forma de retornar para a sociedade os conhecimentos produzidos na universidade.

Tipo: Projeto

Data de início: 28/04/2021

Data de término: 05/11/2021

Coordenadora: Kamilla Cardoso Pinheiro

Consolidação da Base de Dados em Arquivística.

Na construção da Base de Dados em Arquivística foi previsto um projeto de extensão para atender a coleção de monografias e que estendeu-se de março a dezembro de 2020, considerada Etapa 1. Na categoria “Monografia” constam os títulos dos livros, capítulos de livros, cartilhas, manuais e outros, na forma impressa e digital. As teses e dissertações, ainda que sejam compreendidas como monografias, deixaram de ser incluídas no Projeto, considerando que as instituições de ensino superior dispõem de bases de dados e repositórios que cumprem a finalidade de manter seus registros. Em complemento, as teses e dissertações compõem o acervo arquivístico das universidades federais, com temporalidade de guarda permanente, definida no instrumento Tabela de Temporalidade das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A primeira fase da alimentação das publicações que compõem a coleção de monografias, composta pelos livros, cartilhas, manuais e outros, contemplou maiormente as referências disponíveis na Web. Como resultados preliminares da categoria Monografia obteve-se, até o momento, o registro de mais de novecentos títulos onde a obra Manual de classificação e archivamento de papéis e documentos commerciaes e civis, de Ernani Macedo de Carvalho, publicada em 1931, é a mais antiga. A fim de consolidar as publicações em sua forma original, impressa, o Projeto contemplará essa parcela por meio das pesquisas nos catálogos das bibliotecas universitárias e das instituições arquivísticas públicas. Sendo uma área da Ciência da Informação, Base de Dados Arquivística, como ferramenta de pesquisa, disponibilizará a produção do conhecimento científico relacionado à Arquivologia para a comunidade, facilitando o acesso à informação dos acadêmicos, docentes e profissionais de diversas áreas. Na Etapa 2, proposta com este Projeto, pretende-se pesquisar os catálogos online da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, da Biblioteca do Arquivo Nacional e de outras que estejam disponíveis nessa modalidade a fim de incluir as monografias não contempladas na Etapa 1 do Projeto. Paralelamente, após pesquisa das licenças Creative Commons, pretende-se inserir os metadados das monografias e o PDF, caso seja identificado nos catálogos. A pesquisa contemplará, ainda a parte do acervo no formato impresso e que esteja inserido nos referidos catálogos. Contribuindo para a visibilidade do acervo cadastrado, pretende-se inserir a imagem das capas a fim de facilitar a identificação das obras pelos pesquisadores. A continuidade da pesquisa deve-se à proposta de lançamento da Base de Dados em Arquivística, com previsão para o segundo semestre de 2021.

Tipo: Projeto

Data de início: 03/05/2021

Data de término: 29/10/2021

Coordenadora: Katia Isabelli de Bethânia Barros e Melo

Organização do acervo arquivístico – Colégio Mão Amiga João Paulo II.

A ação de extensão consiste em um trabalho de identificação e organização do acervo finalístico do Colégio Mão Amiga João Paulo II, instituição privada de ensino, localizada no Paranoá, que atende 164 alunos do Kinder 5 ao Elementary 2.O Colégio faz parte da Rede Semper Altius. Em 2018 a Rede Semper Altius fez uma parceria com o Centro Social João Paulo II e a Paróquia São Pedro de Alcântara, para dar início às práticas educacionais do Colégio. Registra-se que anteriormente o centro social mantinha uma outra escola no local, mas que não estava funcionando no momento, por falta de recursos para oferecer os serviços educacionais. O Colégio Mão Amiga João Paulo II, como instituição privada, tem como objetivo oferecer ensino de qualidade para os alunos mais carentes do bairro, oferecendo o maior número de bolsas de estudos possível. A proposta do projeto é organizar apenas o acervo finalístico passivo do colégio, atendendo o período anterior à nova administração contribuindo, inclusive, no resgate da memória da instituição educacional. Observou-se que o acervo de área meio está ordenado, sem necessidade de intervenção, o que justifica o tratamento arquivístico ser aplicado à parcela do acervo finalístico. O acervo organizado poderá ser palco da realização de uma exposição com os documentos mais antigos dos alunos e a prática da história oral. A Universidade de Brasília atua no tripé ensino, pesquisa e extensão. Na extensão, busca realizar parcerias com a sociedade, sobretudo com os cidadãos. Nesse sentido, a presente proposta busca identificar, organizar e resgatar o acervo finalístico de uma instituição de ensino no Paranoá, Distrito Federal, que atende alunos carentes.

Tipo: Projeto

Data de início: 03/05/2021

Data de término: 29/10/2021

Coordenadora: Katia Isabelli de Bethânia Barros e Melo

Museologia Lab.

O Museologia LAB (Laboratório Digital) tem como objetivo promover e disseminar reflexões sobre temas diversos, promovendo, para isso, atividades culturais, artísticas e educativas, incluindo o desenvolvimento de ações e conteúdos transversais interativos, a partir de estudos das áreas de Museologia, Ciência da Informação, comunicação e Educação, com ênfase em Museologia Social (sociomuseologia) e Museologia Virtual. As abordagens resultam de pesquisas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), Tecnologia Social (TS), Direitos Humanos (DH) e interatividade, além do desenvolvimento de produtos voltados à comunicação museológica, ações museográficas, educativas e culturais, a partir de reflexões contemporâneas sobre a relação Museologia e o virtual. AS AÇÕES INCLUIRÃO: 1) Articulação com disciplinas de graduação, visando a inserção curricular da extensão – diálogo com disciplinas como Museologia e Comunicação 3 e Museologia e Comunicação 4; 2) Articulação com a pós-graduação e com grupos de pesquisa certificados pelo CNPq (colocar link do grupo) – Articulação com o Grupo de Pesquisa Museologia experimental e imagem, resultantes de parcerias entre docente da UnB e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UniRio ( a coordenadora do presente projeto de extensão é vice-líder do grupo); 3) Articulação com o desenvolvimento de outras atividades de extensão – O presente projeto realiza parceria com os seguintes projetos: a) Exposição Virtual [Des]mundo. b) Ponto de memória da Estrutural 4) Articulação com demandas de diferentes segmentos sociais – o Museologia LAB desenvolverá diferentes atividades, sobre os mais diversos temas, e incentivará parcerias com segmentos sociais em suas ações; 5) Articulação com comunidades- o projeto propõe ações de parceria não somente com a comunidade da UnB, mas com comunidades da Estrutural e comunidades escolares; 6) Descreva a forma de trabalho da equipe. Quantas pessoas participam da ação de extensão? – o projeto conta com a participação de, pelo menos, 7 membros. A partir de revisões de literatura, estudos de caso e pesquisas museológicas, serão realizados estudos teóricos e aplicados durante a produção de materiais e espaços diversos, além do uso de recursos tecnológicos digitais. O projeto propõe o uso da internet e de ferramentas tecnológicas na realização e divulgação de ações museológicas, educativas e comunicacionais. Para o desenvolvimento das pesquisas temáticas, será realizada identificação de temas relevantes, além da revisão de literatura, complementados por reflexões resultantes de seminários, entrevistas, pesquisa de opinião e/ou desenvolvimento de conteúdos . 7) Há parceria com instituições externas? Cite a vinculação – O projeto realiza parceria com o Grupo de Pesquisa Museologia experimental e imagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UniRio . 8) Participação em outros PEACs como Coordenador(a) ou membro de equipe a partir de 2016 – A coordenadora organizou ações de extensão desde 2018, tendo coordenado o PEAC Museologia Virtual, projeto que deu origem ao Museologia Lab 9) Participação em cursos ou eventos de extensão como Coordenador(a) ou membro de equipe a partir de 2016- A coordenadora organizou e participou, como mediadora, em ações da Semana Universitária de 2020 (https://www.youtube.com/channel/UCIz6w8nGj6zKPtr6g_o8zYQ?view_as=subscriber) e em outros webnários. 10) Realização de atividade na Semana Universitária 2020, como Coordenador(a) ou membro de equipe – A coordenadora organizou e participou, como mediadora, em ações da Semana Universitária de 2020 (https://www.youtube.com/channel/UCIz6w8nGj6zKPtr6g_o8zYQ?view_as=subscriber). 11) Articulação com as atividades de Educação Museal proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), envolvendo estolas e organização não governamentais.

Tipo: Projeto

Data de início: 02/03/2021

Data de término: 31/12/2021

Coordenadora: Monique Magaldi

UnB Virtual.

UnB Virtual é um site localizado no endereço www.unbvirtual.unb.br. Projeto proposto para produzir, agregar e compartilhar informações e conhecimentos sobre as memórias e as histórias da Universidade de Brasília (UnB). Com base ancorada nas múltiplas facilidades ofertadas pelas tecnologias digitais, o site visa promover e disseminar conteúdos sobre as trajetórias da UnB integrando informações, documentações e experiências oriundas dos professores, pesquisadores, estudantes e técnicos da comunidade universitária em franco diálogo com a sociedade. AS AÇÕES INCLUIRÃO: 1) Articulação com disciplinas de graduação, visando a inserção curricular da extensão – diálogo com disciplinas como Museologia e Comunicação 2 , Museologia e Comunicação 3 e Museologia e Comunicação 4; 2) Articulação com a pós-graduação e com grupos de pesquisa certificados pelo CNPq (colocar link do grupo) – Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória. 3) Articulação com o desenvolvimento de outras atividades de extensão – Museologia Lab, Museologia Virtual e Exposição Virtual Desmundo. 6) Articulação com comunidades- o projeto propõe ações de parceria não somente com a comunidade da UnB, mas com comunidades externa; 7) Descreva a forma de trabalho da equipe. Quantas pessoas participam da ação de extensão? – o projeto conta com a participação de, pelo menos, 6 membros, quantitativo que será ampliado. 10) Participação em outros PEACs como Coordenador(a) ou membro de equipe a partir de 2016 – A coordenadora realiza ações de extensão desde 2018, tendo coordenado o PEAC Museologia Virtual . 11) Participação em cursos ou eventos de extensão como Coordenador(a) ou membro de equipe a partir de 2016- O coordenou e participou como mediadora em ações da Semana Universitária de 2020 (https://www.youtube.com/channel/UCIz6w8nGj6zKPtr6g_o8zYQ?view_as=subscriber). 12) Realização de atividade na Semana Universitária 2020, como Coordenador(a) ou membro de equipe – O coordenou e participou como mediadora em ações da Semana Universitária de 2020 (https://www.youtube.com/channel/UCIz6w8nGj6zKPtr6g_o8zYQ?view_as=subscriber).

Tipo: Projeto

Data de início: 02/03/2021

Data de término: 31/12/2021

Coordenadora: Monique Magaldi

Information literacy skills no uso e checagem de informação: uma iniciativa de capacitação aos alunos do ensino médio público do Cruzeiro (Distrito Federal – DF)

Projeto que almeja preparar conteúdos sobre o uso da informação (information literacy skills), com fins de capacitar alunos do ensino médio público do Cruzeiro (Distrito Federal – DF). Essa capacitação envolverá um conjunto de expertises, ou seja, encontrar, avaliar, organizar, usar, verificar (checar) e compartilhar notícias em todos os seus formatos, na expectativa de que contribuam, na sociedade que fazem parte, em atitudes de decisões e soluções. Na sequência, um estudo será realizado para identificar o perfil resultante da capacitação, considerando veículos digitais de comunicação e ferramentas de checagem de informações adotados pelos estudantes. O projeto está articulado com disciplinas do curso, sendo: 1) Indexação: representação de conteúdos a partir de palavras-chave/tags/hashtags; 2) Biblioteconomia e Sociedade Brasileira: debates sobre temáticas sociais, como desinformação e fake news; 3) Redes de Informação e Transferência de Dados: elenco de espaços da web 2.0 (redes sociais), de checagem de informações e de disponibilização materiais científicos.

Tipo: Projeto

Data de início: 01/05/2021

Data de término: 31/10/2021

Coordenador: Márcio Bezerra da Silva

Exposição virtual “[Des]mundo”

O mundo que conhecemos ontem já não é o mesmo de hoje. A pandemia da Covid-19 escancarou a certeza da nossa incerteza, e não só a nível individual, como social, cultural e político. O impacto da pandemia mundial do coronavírus designou novas formas de relações, sendo o isolamento social utilizado como recomendação internacional de saúde. O fato de ter que ficar dia após dia, hora após hora, no mesmo local, trouxe impactos que, por muitas vezes, só podem ser externados por meio da arte, pois “a arte existe porque a vida não basta”, como dizia o poeta maranhense Ferreira Gullar. A exposição [Des]mundo, um jogo de palavras de [des]construção, encaixa-se no (des)ligamento de realidades que vivemos, mostrando várias existências e olhares diferenciados em uma mesma condição, proporcionando um olhar que busca construir o mundo em arte como forma, talvez, de reinventar a vida no atual contexto.

Tipo: Projeto

Data de início: 02/03/2021

Data de término: 31/12/2021

Coordenadora: Monique Magaldi

Curadoria da produção científica sobre Brasília da UnB

O projeto de extensão proposto, busca articular com atividades de pesquisa e ensino, apresentado técnicas e métodos nos processos de coleta e disponibilização de metadados da produção científica da UnB. O objetivo é criar um ambiente que disponibilize a produção científica da UnB que teve como objeto de pesquisa algum aspecto social, econômico, educacional, saúde, etc, da comunidade brasiliense e seu entorno. Dessa forma, serão identificadas, tratadas e higienizadas informações como áreas temáticas, palavras-chave, unidades acadêmicas que desenvolveram as pesquisas.

Tipo: Projeto

Data de início: 09/03/2021

Data de término: 31/12/2021

Coordenador: Felipe Augusto Arakaki

Serviços de informação sobre COVID 19 e enfrentamento da violência doméstica para população da Cidade Estrutural: 2021

O projeto visa ofertar serviço de informação à comunidade da Estrutural sobre prevenção e vacinação contra a COVI-19 e para o enfrentamento da violência doméstica. Para tanto, serão identificados e produzidos materiais informativos direcionados aos diferentes públicos de moradoras(es) da comunidade. Os materiais serão divulgados em canais de comunicação digitais. O projeto foi iniciado em 2020 e será continuado no ano de 2021.

Tipo: Projeto

Data de início: 29/03/2021

Data de término: 31/10/2021

Coordenadora: Michelli Pereira da Costa

MUSEOLOGIA VIRTUAL

A Museologia Virtual estuda e promove reflexões no campo da Museologia, desenvolvendo ações e reflexões educativas e culturais, a partir de atividades sustentáveis e inclusivas voltadas aos direitos universais, em defesa da dignidade humana, do direito a memória, valorizando a diversidade cultural e promovendo ações acessíveis que estimulem o pensamento crítico, através de estudos interdisciplinares e transdisciplinares voltados aos diferentes segmentos sociais. A Museologia Virtual deseja ser reconhecida como projeto criativo, que promove reflexões e produção de conhecimento. Tem como valores a Democratização, a Dignidade, a Diversidade, a Autonomia e a Inclusão.

Tipo: Programa

Data de início: 01/05/2021

Data de término: 31/12/2021

Coordenadora: Monique Magaldi

Pular para o conteúdo